sábado, 22 de maio de 2010

Jabuticabunker

JABUTICABUNKER. Essa palavra deliciosa foi inventada pelo Rodrigo Medeiros. Não é muito difícil descobrir o que significa: 'bunker' da árvore (nesse caso uma jabuticabeira, é claro), o melhor esconderijo secreto para aventuras de Theo e sua amiga Teresa.
Eu adoro casa na árvore, mas não tive uma quando era criança. Confesso uma coisa: isso me fez a maior falta. Tanta falta que resolvi, depois de grande, fazer o meu próprio 'jabuticabunker'.

Como eu não tenho uma jabuticabeira (que é uma árvore bem brasileira...), resolvi fazer minha casa em cima de uma mangueira. Tudo bem, vou confessar outra vez: essa casa na mangueira não é exatamente minha, apesar de eu ter subido nessa escada, levado as madeiras e até colocado os pregos... Ela é das crianças lá de casa. Bom, mas como eu sou um pouco menino ainda, posso considerar que ela também é um pouco minha.

Após subir numa casa na árvore, dá para fazer muitas coisas legais, tipo jogar DS, ler livros, fazer um lanche de pão-de-queijo assado pela avó. Lá em cima, dá para se esconder e ficar quietinho, ouvindo as aves e o vento que sopra e faz o farfalhar das folhas. Farfalhar de folhas é como se fosse uma sinfonia da árvore.

O legal de quando eu estou lá em cima é que de baixo ninguém me vê. Posso passar um bom tempo só comigo, ou com o amigo que eu escolher para levar comigo, inclusive os amigos imaginários. Em cima da minha casa na árvore, quando eu fico parado e deitado de costas, com os olhos abertos, os pássaros chegam bem perto para beliscar as mangas maduras. Até os micos passam sobre mim para chegar aos galhos mais altos e comer as frutas mais gostosas. É bom sentir os animais e as plantas tão próximo assim.

É uma tranquilidade enorme ficar na casa na arvore. Dá para pensar melhor em tudo. Eu tenho um amigo que diz que no silêncio é que está a respostas para muitas das nossas perguntas sem resposta. Ando pensando que ele tem bastante razão nisso que diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário