CONHEÇA OS AUTORES E A EQUIPE DO LIVRO

Nesta página você fica conhecendo melhor os autores João e Rodrigo e também outros profissionais responsáveis pela edição do livro.


JOÃO ALEGRIA cursou Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal de Ouro Preto, tendo realizado seu doutoramento junto ao Departamento de Educação da PUC- Rio. Quase toda a sua trajetória profissional se deu no campo da comunicação, tendo atuado como autor e diretor de televisão junto às principais emissoras do país. Atualmente é Gerente de Programação, Jornalismo e Engenharia do Canal Futura. É membro do Grupo de Pesquisa Educação e Mídia - GRUPEM e professor em nível de pós-graduação do Curso de Especialização em Mídia, Tecnologia da Informação e Novas Linguagens Educacionais. Saiba mais sobre o autor visitando Site do João Alegria, ou envie um e-mail para João Alegria.


RODRIGO MEDEIROS é professor adjunto do Departamento de Ciências Ambientais/Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. É biólogo, com doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós-doutorado em Ecologia e Gestão da Biodiversidade pelo Museu Nacional de História Natural de Paris (França). Atualmente é docente e orientador de alunos de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Florestais da UFRRJ, no Programa de Pós-Gradação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento da UFRJ e no Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da UFF. Orienta ainda alunos no Curso de Especialização em Gestão da Biodiversidade da Escola Nacional de Botânica Tropical do Jardim Botânico do RJ. É membro do comitê acadêmico do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento do CNPq, onde coordena a grupo de pesquisa em  "Biodiversidade, Recursos Naturais e Culturais".


MARCELO MARTINEZ, designer gráfico e ilustrador, nascido no Rio de Janeiro, em 1971, fez o design grafico do "Manual do Defensor do Planeta". Seu portfolio inaugurou recentemente uma série sobre o design brasileiro, publicada na revista chinesa New Graphic. Foi também um dos cinco designers convidados para integrar a mostra 'Brazil Contemporary', realizada em 2009 pelo Netherlands Photo Museum, de Roterdã, Holanda. Possui projetos exibidos e premiados em mostras de design, ilustração e animação em países como Argentina, Bélgica, Brasil, China, França, Itália, México, Portugal e Gana; e registrado em publicações como 'Latin American Graphic Design', da Taschen Books – e ainda Print Magazine, Supon Books e Rockport Publishers. É membro do conselho-diretor da SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil, e, desde 1998, professor de direção de arte na Escola de Design da UniverCidade – RJ. Está à frente do Laboratório Secreto, estúdio de design gráfico e ilustração especializado em projetos para os mercados cultural, editorial e publicitário.