GUIA PARA EDUCADORES

Essa página do blog do Manual do Defensor do Planeta foi pensada para apoiar os educadores em suas atividades de educação ambiental. Aqui estão reunidas algumas sugestões de atividades educacionais que envolvem a temática do meio-ambiente e também as tecnologias contemporâneas.


Estamos cientes que as "receitas" não funcionam em todos os lugares. O ideal é compartilhar experiências e adaptar as sugestões à sua própria realidade. Porém não nos furtamos a fazer propostas e a apresentar as nossas sugestões de educadores, já que João e Rodrigo também são professores.


Lista de Atividades que você encontra aqui:
Sugestão 1: Descubra quem são os defensores do planeta
Sugestão 2: As histórias das plantas e dos animais
Sugestão 3: Os sons da natureza
Sugestão 4: Os defensores do planeta vão às compras


Abaixo estão os roteiros completos para as atividades educacionais sugeridas.


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SUGESTÃO 1: DESCUBRA QUEM SÃO OS DEFENSORES DO PLANETA


Objetivos
Planejar e realizar uma pequena pesquisa de opinião.
Perceber que existem diferentes graus de consciência e compromisso ambiental.
Organizar uma pequena lista de compromissos pessoais para a conservação ambiental.

Faixa etária indicada:
9 a 12 anos, mas pode ser realizada com crianças menores ou maiores, a critério do educador.

Número de participantes
Até 30 crianças por educador.
Essa atividade pode ser multiplicada ao ponto de, com as crianças organizadas em turmas, poder envolver até uma escola inteira num único dia e período de aulas, se todos os professores forem treinados para aplicar a atividade ao mesmo tempo.

Lista de materiais:
Uma sala de aula ou outro espaço físico adequado.
Papel, lápis e borracha para a pesquisa.
Cartolinas coloridas e canetas hidrocor para preparar e expor os resultados.

Duração e roteiro sugerido:
3 horas

Leitura de uma parte do livro “Manual do Defensor do Planeta” e apresentação da atividade.
Elaboração dos questionários.
Realização da pesquisa nos arredores da escola ou do local onde a atividade estiver acontecendo.
Tabulação dos resultados.
Preparação de cartazes com os resultados e afixação dos mesmos em algum espaço de grande circulação de pessoas.
Conclusão.

Descrição:
Para sabermos o que as pessoas estão pensando, fazemos uma pesquisa de opinião. Foi assim que os defensores do planeta descobriram entre seus parentes, vizinhos, amigos e colegas de escola quem também era um aliado do planeta.
Essa foi uma descoberta importante, agora eles já sabem a quem recorrer quando estiverem em apuros ou precisando de ajuda para entender alguma coisa que ele ainda não conhecem.
Para realizar uma pesquisa de opinião e descobrir o que as pessoas pensam sobre a natureza e o que fazem para protegê-la, siga os passos dos defensores do planeta:
Para começar organize uma lista de perguntas, um questionário.
O questionário pode conter algumas perguntas que podem ser respondidas com “sim” e “não”, apenas para o entrevistado assinalar a resposta, por exemplo: “Já plantou uma árvore? Sim ou não?”.
Também pode contar com algumas perguntas para o entrevistado responder com uma explicação, por exemplo: “O que você tem feito para conservar a natureza e defender o nosso planeta?”.
Quando terminar de preparar o questionário, coloque as perguntas numa folha de papel e faça uma cópia para cada entrevistado.
Cuidado: não desperdice papel, use os dois lados da folha e apenas o número de cópias necessário. Para saber de quantas cópias precisa, faça uma lista com os nomes de quem pretende entrevistar, depois conte, para saber o número de cópias que vai precisar.
Após todos os entrevistados responderem às suas perguntas recolha os questionários e organize as respostas, uma das maneiras é fazendo uma tabela, como essa que os defensores do planeta organizaram.

Exemplo de questionário:

Nome do pesquisador:
Nome dos entrevistados:

Perguntas
Você já plantou uma árvore?                       
Você já cortou uma árvore?                       
Você já cortou alguma outra planta sem ter uma boa razão?                       
Você já cuidou de um animal ferido ou com fome?                       
Você já maltratou um animal?                       
Você fecha a torneira enquanto está escovando os dentes?                       
Você sabe para onde vai o lixo que sai de sua casa?                       
Você sabe o que é reciclagem?                       
Você sabe o que é biodiversidade?                       
Você sabe o que é o buraco na camada de ozônio?                       

Outras perguntas:
Quantos guardanapos você gasta para comer um sanduíche? Por quê?
R:
O que você faz com as embalagens dos presentes que ganha?
R:
O que você está fazendo para defender o planeta?
R:


Dicas e material de apoio:
Nos espaços em frente às perguntas para responder com “sim” e “não”, você coloca o número de pessoas que responderam de forma afirmativa ou negativa.
Nos espaços para as respostas com explicação, você copia os trechos mais interessantes das respostas que recebeu.
Se você ainda não sabe ler e escrever muito bem, peça a ajuda de um adulto.
Pode ser que você descubra que a maior parte das pessoas não está fazendo coisa alguma para defender o planeta! Nesse caso, não fique triste, ainda há tempo para convencer as pessoas a mudar de atitude.

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SUGESTÃO 2: AS HISTÓRIAS DAS PLANTAS E DOS ANIMAIS

Objetivos:
Perceber que, de forma similar aos seres humanos, outros seres vivos também têm uma história e que, geralmente, as histórias dos seres vivos que nos cercam têm a ver com a nossa própria história.

Faixa etária indicada:
9 a 12 anos, mas pode ser realizada com crianças menores ou maiores, a critério do educador.

Número de participantes
Grupos de 30 crianças por educador.

Lista de materiais:
Uma sala de aula ou outro espaço físico adequado.
Papéis em branco para escrever.
Lápis e borracha.
Câmera fotográfica digital.
Microcomputador com processador de textos, para preparar o livro.
Impressora colorida.

Duração e roteiro sugerido
3 horas

Leitura de uma parte do livro “Manual do Defensor do Planeta” e apresentação da atividade.
Escolha de plantas ou animais que terão suas biografias descritas.
Realização da pesquisa nos arredores da escola ou do local onde a atividade estiver acontecendo, sobre as plantas e animais escolhidos.
Organização dos resultados.
Preparação de um pequeno livro coletivo, com as biografias e fotos produzidas.
Conclusão.

Descrição:
Você já pensou que as plantas e os animais também vivem muitas aventuras e devem ter muitas histórias para contar?
Peça para o seu avô contar a história da árvore mais antiga da pracinha. Ou para o seu vizinho contar a história do cachorrinho dele. Assim você vai descobrir que ser bicho ou planta também pode ser muito interessante.
Convide seus amigos e colegas de turma para fazer um livro com histórias de plantas e animais. Para fazer um livro como esse, siga os passos dos defensores do planeta:
Reúna alguns colegas de turma e amigos que estejam dispostos a fazer um livro.
Cada um deve pesquisar em sua casa, na rua onde mora, na pracinha ou mesmo na escola, uma planta ou um animal que gostaria de conhecer mais e melhor.
Façam uma lista para saber o que o livro vai conter. Num bate-papo em rodinha, todos podem trocar idéias e combinar como vão fazer para investigar as plantas e os animais escolhidos.
Vocês também podem definir se as histórias serão escritas em grupo ou individualmente. O mesmo vale para a pesquisa.
Depois de tudo combinado entrevistem as pessoas que sempre conheceram as plantas e animais escolhidos. Procurem fotografias em que eles aparecem. Telefonem à prefeitura de sua cidade para saber quantas vezes uma determinada árvore já foi podada.
Com a pesquisa encerrada chegou a hora de escrever as histórias, inserir as fotografias, fazer desenhos... Podem fazer o livro do jeito que vocês mais gostarem.
Quando o livro estiver pronto, peça ajuda de um adulto para fazer cópias e mandar encadernar.

Dicas e material de apoio:
À medida que a atividade for repetida, mostrar a novas turmas os livros já realizados.
Além das imagens, é interessante também colar materiais nas folhas dos livros, como uma folha que caiu da árvore retratada, um pedaço do pêlo do animal, etc.

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SUGESTÃO 3: Os sons da natureza

Objetivos:
Planejar e organizar um programa de rádio [ou podcast] com sons da natureza.
Perceber a biodiversidade natural através de uma pesquisa de sons.
Estimular hábitos e atitudes de conservação ambiental.

Faixa etária indicada:
9 a 12 anos

Número de participantes:
Até 30 crianças por educador

Lista de materiais:
Uma sala de aula ou outro espaço físico adequado.
Papéis e lápis para planejamento e anotações.
Gravador portátil [digital ou analógico] para gravação dos sons.
Microcomputador para edição de som.
Software livre para edição de som.

Duração e roteiro sugerido:
3 horas

Leitura de uma parte do livro “Manual do Defensor do Planeta” e apresentação da atividade.
Escolha de local que será visitado para “ouvir sons da natureza”.
Visita e gravação dos sons.
Organização dos resultados e preparação do roteiro do programa de rádio/podcast.
Edição de podcasts e sua disponibilização em CDs os interessados.
Conclusão.
Descrição:
Como as cidades são bastante barulhentas, poucas vezes temos oportunidade de ouvir os sons da natureza. Você já parou para ouvir uma cachoeira? Ou apenas um pequeno córrego? Já prestou atenção ao canto dos pássaros? Ao zumbido de uma abelha voando ao redor de uma flor?
Para fazer um programa de rádio [podcast] com sons da natureza, siga os passos dos defensores do planeta.
Reúna-se com seus colegas ou amigos para organizar o trabalho.
Façam uma lista dos locais em sua cidade ou no campo, onde existam muitos sons da natureza.
Organizem um passeio até estes locais para ouvir a natureza.
Consigam um pequeno gravador portátil e gravem os sons de que mais gostaram, para ouvir outras vezes depois.
Depois de realizar as gravações, reúnam-se para ouvir os sons que cada um conseguiu captar e para editar um programa de rádio ou podcast com os sons gravados.
Você e seus colegas também podem organizar uma exposição de sons na escola. Podem distribuir os sons entre os celulares de seus colegas e pais, para conseguir toques especiais e diferenciados. Podem até fazer um jogo, para ver quem consegue identificar a origem dos sons que foram gravados, após ouví-los.

Anexo:
Software indicado: MixPad

Dicas e material de apoio:
Os educadores devem navegar por rádios e espaços de veiculação de podcasts na internet, para se familiarizar com a linguagem. Veja-se por exemplo os podcasts disponíveis no site do Overmundo.

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Sugestão 4: Os defensores do planeta vão às compras

Objetivos:
Estimular o consumo consciente.
Perceber o problema do lixo e dos rejeitos.
Descobrir a importância da reciclagem e da reutilização de materiais.

Faixa etária indicada:
9 a12 anos

Número de participantes:
Até 30 participantes por educador

Lista de materiais:
Uma sala de aula ou outro espaço físico adequado.
O ideal é ter todos os materiais/embalagens indicados na lista de compras abaixo.

Duração e roteiro sugerido:
2 horas

Leitura de uma parte do livro “Manual do Defensor do Planeta” e apresentação da atividade.
Separação e organização dos materiais/embalagens citados
Discussão em grupos sobre o que fazer com cada um dos materiais
Organização dos resultados e apresentação coletiva dos mesmos.
Conclusão.

Descrição:
Preste muita atenção antes de comprar um produto. Muitas vezes adquirimos brinquedos, embalagens para alimentos ou eletrodomésticos, por exemplo, que são prejudiciais ao meio ambiente. Na notícia que os defensores do planeta encontraram sobre o buraco na camada de ozônio, vimos que alguns aparelhos utilizam o gás CFC, que destrói a camada de ozônio. Eles descobriram que é possível verificar muitas coisas antes de se decidir por uma compra, principalmente examinando as informações que estão nos rótulos e nos manuais dos produtos. Para aprender a fazer compras, siga os passos dos defensores do planeta:
Você realmente necessita do que está querendo comprar? É algo essencial para você ou está pensando em comprar apenas porque achou bonito ou diferente?
Você dispõe de um lugar para guardar o que pretende comprar? Ou vai descartar alguma outra coisa que você já tem e ainda funciona bem e satisfaz suas necessidades?
Repare bem se a embalagem, por acaso, não é mais atrativa que o produto. Você pode se frustrar depois que chegar em casa e desembrulhar o que comprou. Muitos brinquedos, principalmente, são mais interessantes quando estão em suas embalagens. Depois de desembrulhados perdem a graça.
A embalagem gera muito lixo? É reciclável? Do que a embalagem é feita?
Quais são os materiais utilizados na fabricação do que você está comprando? Todas as embalagens, rótulos, manuais etc. devem informar detalhes sobre os materiais e substâncias utilizados na fabricação dos alimentos ou produtos que você está comprando.
Está dentro da data de validade? Você vai conseguir consumir antes da data de validade vencer?
Será que para ser fabricado, aquele produto ou empresa agrediu ou destruiu o meio ambiente? Será que alguma planta está sendo utilizada a ponto de ser levada à extinção?
Como será que a empresa que fabrica o que você está querendo comprar trata seus empregados? Será que eles são tratados de forma responsável e justa?
Outras perguntas podem ser feitas, para evitar que você compre algo de que não necessita, ou que vai até fazer mal à sua saúde.
Da próxima vez que for às compras com seus pais ajude-os a comparar os produtos.
Também podem propor ao seu professor e colegas que todos tragam de casa alguns produtos para comparar em sala de aula. Preste atenção no preço de cada um, nas embalagens e outras informações. Assim você vai se tornar um defensor do planeta e consumidor consciente de seus direitos.
Quando fazemos reciclagem economizamos os recursos naturais e diminuímos a quantidade de lixo. Além disso, quando atiramos o lixo na natureza ele pode levar muito tempo para desaparecer. Muito mais do que imaginamos.
Ninguém dá muita atenção ao lixo que produz em casa. Uma família composta por 4 pessoas que uma vez a cada mês vai ao supermercado para fazer as compras da casa, Para comprar tudo o que necessitam enchem 2 carrinhos de compras. No último mês, depois das compras, essa família fez uma lista dos produtos comprados no supermercado, tentando descobrir o destino que poderia ser dado ao lixo que as compras gerariam depois de utilizadas e quais seriam recicláveis. Que destino você daria a cada um dos materiais que vem do supermercado?

Anexo:

LISTA DE COMPRAS E DE LIXO
Organizada pela família do defensor do planeta.

1. Coisas feitas de plástico.
27 sacolas usadas para embalar as compras no supermercado: poderiam ser recicladas, mas existem problemas para reciclar esses produtos e às vezes até dá prejuízo para a empresa que recicla. Na casa do defensor do planeta estão reutilizando essas embalagens para embrulhar outras coisas e para forrar o cesto de lixo orgânico e principalmente estão evitando trazer para casa essas sacolas, utilizando sacolas permanentes [e-bag].
5 garrafas pet de refrigerante: elas podem ser recicladas mas isso ainda não acontece em grande quantidade. Às vezes o defensor do planeta leva garrafas pet para a escola, onde são utilizadas como sucata para as atividades dos alunos, mas isso não é suficiente. Seu pai está pensando em levar as garrafas pet para um artista plástico que faz objetos com materiais reciclados. O bom mesmo seria reciclar essas garrafas.
6 garrafas plásticas de material de limpeza: essas podem e são recicladas. Que bom, não é?
24 potes e vasilhames: (de manteiga, queijo, doce, sabão em pasta etc.) que podem e são reciclados.
5 bisnagas: (de creme dental, creme para pele etc.) também recicláveis.
3 bandejas: (usadas para embalar frutas, como aquelas onde são vendidos os morangos) que são recicláveis.
12 frascos: (de água oxigenada, por exemplo) que também são recicláveis.
1 caixa de cotonetes: os produtos de higiene pessoal não são reciclados, infelizmente.

2. Coisas feitas de papel e papelão.
17 caixas, de diversos tamanhos. Elas são recicláveis, porém o defensor do planeta descobriu que o papelão pode ter uma reciclagem mais difícil e nem sempre é reaproveitado.
11 embalagens, que são recicláveis.
3 bandejas, também recicláveis.
24 rolos de papel higiênico, que se tiverem sido utilizados para higiene pessoal, não serão reciclados.
4 rolos de toalha de papel, que se também tiverem sido utilizadas para higiene pessoal não serão recicladas.
2 pacotes de guardanapos, que também não poderão ser reciclados.

3. Coisas feitas de vidro.
6 garrafas de vidro e potes de alimentos, podem ser recicladas, mas nem sempre são, porque o custo de transporte é alto – vidro pesa muito e custa barato na hora de revender.
1 frasco de produto de limpeza, que também pode ser reciclado, mas nem sempre é.

4. Coisas feitas de metal.
18 latas de aço, que podem ser recicladas, apesar de que algumas também contêm zinco e estanho (as de conserva) e isso dificulta o processo de reciclagem.
12 latas de alumínio, podem ser recicladas.
4 tampas de metal, que vieram em outras embalagens de vidro e também podem ser recicladas.
18 tampas de lâmina metálica (iogurte, manteiga, sucos etc), que não podem ser recicladas.

5. Coisas feitas de outras coisas.
21 embalagens de tetrapack (leite longa vida, molhos, sucos etc), podem ser recicladas. O defensor do planeta descobriu que no Brasil ainda não existe reciclagem destes produtos em escala comercial. As embalagens de tetrapack são feitas de papelão, alumínio e plástico, cuja separação é cara.
3 esponjas de limpeza, podem ser recicladas.
1 par de luvas de borracha, pode ser reciclado.
4 caixas de isopor, alguns tipos de produtos de isopor podem ser reutilizados em revestimento de casas, por exemplo, para servir como isolante térmico. Mas o isopor é pouquíssimo reutilizado, principalmente quando esteve em contato com outros produtos, o que dificulta a sua reciclagem. O isopor sempre deve ser evitado.

Dicas e material de apoio:
Se você revirasse o lixo de sua casa, quem sabe o que encontraria?
Será que a sua família está produzindo lixo demais?
O que você poderia fazer para reduzir o volume de lixo da sua casa e garantir que para cada tipo de lixo seja dado o destino correto? Já pensou nisto?

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